terça-feira, 8 de junho de 2010

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Os "bangs" na formação

Na última aula de formação - Comunicação e Animação de Grupos - foi sugerido que as formações deverão iniciar e finalizar com um bang.

Pessoalmente, gostei do bang final que a formadora apresentou e após pesquisa no youtube, partilho-o, em especial com os colegas que não tiveram oportunidade de assistir a este bang....

http://www.youtube.com/watch?v=1cxOid6vU84

Formação Inicial de Formadores - Recursos didácticos

Hoje iniciei a minha participação na blogosfera, com este trabalho obrigatório, da construção de uma página pessoal.

Apesar de não me rever nesta tarefa, não deixa de ser interessante saber como iniciar e manter algo semelhante. Contudo, uma vez que o módulo de Recursos Didáticos acompanha e incentiva os formadores a utilizarem os recursos da nossa era digital para uma maior optimização do sucesso dos nossos formandos, pessoalmente, gostaria de alargar este domínio à construção de uma página na internet.

Abraçando esta tarefa, de uma forma positiva, e uma vez que se relaciona com a pedagogia, gostaria de partilhar com todos Vós, em forma de anedota, a evolução do ensino em Portugal.

(autor desconhecido).

A Evolução do Ensino de Matemática!

Na semana passada comprei um produto que custou 1,58€.
Dei à funcionária da caixa 2,00€ e 8 cêntimos, para
evitar receber ainda mais moedas.
A rapariga pegou no dinheiro e ficou a olhar para a máquina
registadora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar-lhe que tinha que me dar 50 cêntimos de troco, mas ela
não se convenceu e chamou o gerente para a ajudar.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar-lhe aquilo que aparentemente continuava sem entender.
Por que estou a contar isto? Porque dei conta da evolução do ensino de matemática
desde 1956, altura em que entrei para a escola primária.

Parece-me que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1956:

Um lenhador vende um carro de lenha por 100$00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:


Um lenhador vende um carro de lenha por 100$00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de
venda ou seja, 80$00.
Qual é o lucro?


3. Ensino de matemática em 1980:

Um lenhador vende um carro de lenha por 100$00.
O custo de produção desse carro de lenha é 80$00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:


Um lenhador vende um carro de lenha por 100$00.
O custo de produção desse carro de lenha é 80$00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )20$00 ( )40$00 ( )60$00 ( )80$00 ( )100$00

5. Ensino de matemática em 2000:


Um lenhador vende um carro de lenha por 100$00
O custo de produção desse carro de lenha é 80$00.
O lucro é de 20$00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO


6. Ensino de matemática em 2009:

Um lenhador vende um carro de lenha por 100,00€.
O custo de produção é 80,00€.
Se você souber ler coloque um X no 20,00€.
( )20,00€ ( )40,00€ ( )60,00€ ( )80,00€ ( )100,00€